domingo, 14 de novembro de 2010

Menopausa e Climatério


A transição entre a fase reprodutiva e a não-reprodutiva da mulher é chamada de Climatério e estende-se dos 40 aos 65 anos, em média. A menopausa corresponde ao período de parada fisiológica da menstruação na mulher, é um marco importante dessa transição. Os médicos especialistas em acompanhar a mulher nesse período da vida dividem o climatério em duas fases:

1 – fase pré-menopáusica (antes da menopausa), quando se iniciam as alterações da ovulação, surgem as falhas menstruais e os sintomas associados à menopausa, como calores e irritabilidade, considerando-se o tempo anterior da parada da menstruação até um ano após a menopausa instalada;

2 – fase pós-menopáusica (após a menopausa), quando ocorre uma redução intensa e progressiva da produção do principal hormônio sexual feminino, o estrogênio.

Com base nessa classificação, associada aos sinais clínicos e a um exames laboratoriais, na busca de informações sobre os sintomas com a paciente, o médico poderá esclarecer sobre a chegada da menopausa e, se for necessário, iniciar o tratamento dos sintomas.